4 cuidados com o Ar Condicionado

4 cuidados com o Ar Condicionado

4 cuidados com o Ar Condicionado

Há quem diga que o Ar Condicionado é uma das maiores e melhores invenções de todos os tempos. Afinal, ninguém merece ficar derretendo nesse calor, não é mesmo?

Ele consegue proporcionar frescor e conforto aos dias e noites mais quentes, possibilitando ter boas noites de sono ou até mesmo realizar as tarefas do dia a dia no trabalho ou em casa.

O ar condicionado tem grandes vantagens nessa época em que as temperaturas aumentam e você pode conferir no nosso post anterior sobre as 3 Vantagens do Ar Condicionado.

Porém, se você já tem um Ar Condicionado ou ainda está considerando sobre os cuidados que envolvem em ter um, esse post é para você! Então vamos lá!

Higienização do Ar Condicionado

Assim como qualquer aparelho eletrodoméstico, ele precisa ser limpo de maneira adequada com certa frequência. Isso porque conforme o tempo vai passando, a sujeira vai se acumulando e, juntamente com a umidade que fica dentro do aparelho, acabamos tendo um lugar mais propenso para a proliferação de bactérias, fungos, mofos e outros tipos de agentes que podem prejudicar a nossa saúde.

Por isso, recomenda-se que, a cada 2 ou 3 meses, uma empresa especializada em manutenção de equipamentos de ar faça o procedimento. O técnico deve ter todos os cuidados ao efetuar a operação, para não prejudicar sua própria saúde ao aplicar o produto específico.

É preciso usar máscara (para proteger as vias respiratórias) e luvas (para garantir a proteção das mãos). O produto é aplicado com a finalidade de combater as bactérias presentes no aparelho.

Limpeza dos filtros

O filtro tem como função reter as partículas que ficam circulando no ambiente. Ele retém a poeira e, assim, limpa o ambiente, tornando-o mais puro. Por isso, a limpeza desses componentes é uma importante etapa da manutenção, fundamental não só para evitar que a poeira não retorne ao ambiente de trabalho por meio da recirculação do ar, como também para que a qualidade do aparelho não fique comprometida.

Para realizar a limpeza é bem simples.

Abra a unidade evaporadora e passe um pano úmido, ou lave o filtro para retirar a poeira. Essa operação deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês. Quando necessário, troque os filtros, substituindo-os por novos.
Mantenha o em temperatura equilibrada

Nos dias em que o calor é mais intenso, é comum mantermos ele com uma temperatura mais fria. No entanto, é importante tomar bastante cuidado para que isso não vire um hábito.

A função do Ar Condicionado é manter uma temperatura refrigerada, ou seja, mais agradável tanto em casa quanto no ambiente de trabalho.

E o frio excessivo pode causar desconforto e até problemas de saúde sérios, como sinusites, gripes e amigdalites. Ele deixa o ar mais seco, o que facilita o ressecamento das mucosas e pode agravar casos de alergia.
Por isso, é importante não abusar do Ar Condicionado e mantê-lo sempre em temperatura agradável para proporcionar refrescância de maneira equilibrada e saudável.

Avalie as conexões do equipamento

É sempre importante estar atento a funcionalidade do Ar Condicionado e checar regularmente se o aparelho está ligado corretamente bem como se suas conexões estão bem feitas.

Ao realizar essas avaliações é possível evitar vazamentos, ruídos e vibrações que podem causar muita dor de cabeça no futuro. Portanto, esse é um procedimento importante na hora de fazer a manutenção do aparelho.
É preciso observar se os flanges, as conexões e outras fixações estão bem apertados. Isso porque é por meio delas que acontecem o escoamento da água e a troca de temperaturas.

Gostou das nossas dicas? Então acompanhe nossas outras postagens no nosso blog.

Peças para seu Ar Condicionado

Compartilhe esta postagem

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você acabou de adicionar este produto ao carrinho:

Olá 👋
Nós podemos ajudar você?
Powered by