Como limpar o seu filtro de água?

Como limpar o seu filtro de água?

Já falamos em outros posts sobre como é importante que a água esteja pura e limpinha para consumo pois é essencial para a sua saúde e da sua família. Por isso, é necessário estar sempre fazendo uma boa limpeza nos filtros, manutenção e troca de peças adequadas. Mas cuidado pois cada modelo tem uma maneira de limpar e você saberá os métodos a seguir!

Filtros comuns

O filtro comum funciona com velas, por onde a água passa e retém as impurezas. Essas velas precisam ser regularmente retiradas e limpas. Quando se tem um filtro de plástico é recomendado limpá-lo uma vez por semana e usar um pouco de sal para esfregar o interior. Nos filtros de barro use casca de limão dentro do filtro e depois enxague com água.

Outra dica é a lavagem com buchas e detergente neutro. Assim que enxaguar, misture água com um pouco de água sanitária para desinfetar totalmente as velas. Você também pode deixar as velas de molho por uns dez minutos para que retire todas as bactérias do produto.

Nos filtros com galão, a dica é limpar o suporte regularmente para não acumular sujeira. Bucha e detergente neutro também podem ser usados nesses casos.

Purificadores de água

Com uso de purificadores, a limpeza também é de extrema importância. Na parte externa use detergente neutro com esponja ou pano úmido. Não é recomendado o uso de álcool, removedores, esponjas de aço ou amoníaco. Já na parte interna, a saída de água pode ser limpa com um cotonete ou palito de dente envolvido em algodão, umedecido com água sanitária ou álcool. Deixe escorrer 2,5 litros de água antes de consumi-la.

É recomendado que o refil do purificador seja trocado a cada seis meses ou após 4 mil litros de água consumidos. Mas essa é apenas uma estipulação de tempo médio, no caso de empresas é preciso ficar atento, pois o consumo pode ser maior e, consequentemente, a troca será mais frequente. O mesmos se aplica se na sua cidade o sistema de tratamento de água não for dos mais eficazes e a água venha com muitas impurezas.

Quer saber mais sobre a importância de trocar o filtro de purificadores de água? Leia nosso post!

Manutenção do filtro de água

A manutenção dos filtros é muito importante para manter a água livre de impurezas e bactérias bem como aumentar a vida útil do seu aparelho, pois quando não há limpeza a sujeira pode danificar as peças e o aparelho.

A maioria dos filtros vêm com instruções de limpeza / manutenção do fabricante elaborado, que aconselhamos que você siga. Abaixo está um resumo dos procedimentos típicos para melhores resultados.

Alguns filtros podem ser lavados quando a produção começa a desacelerar. Basta retirar a mangueira de admissão e anexá-lo à saída do filtro. O bombeamento irá enviar uma “lavagem” de água limpa através do filtro, tirando a sujeira acumulada. Na sequência de retrolavagem ou antes do armazenamento, o elemento filtrante geralmente deve ser higienizado com uma solução de água sanitária diluída.

Também deve haver um processo de limpeza e desinfetar o aparelho periodicamente, pois os microrganismos podem se multiplicar no interior do elemento filtrante. A menos que o fabricante recomenda o contrário, lave o elemento com uma solução de cloro diluída de 1 tampinha de água sanitária.

Querendo comprar um filtro mas não sabe qual tipo escolher? Leia nosso post Quais são os principais tipos de filtros de água?

Compartilhe esta postagem

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


×
Olá 👋
Nós podemos ajudar você?