Porque é importante manter seu ventilador limpo?

Porque é importante manter seu ventilador limpo?

Porque é importante manter seu ventilador limpo?

O calor está entre nós! E o ventilador muitas vezes é seu melhor amigo.

Isso mesmo, apesar de nem ser verão ainda já começamos a sofrer com as altas temperaturas e ter uma palinha sobre como a estação mais quente do ano será daqui a poucos meses.

E é devido a esse calor de matar é que começamos a procurar maneiras de nos refrescarmos. É claro que uma piscininha é sempre muito bem vinda, porém temos atividades cotidianas que nos impedem de desfrutar dessa delícia o tempo todo, como trabalhar, estudar e outras atividades do dia a dia. E é na tentativa de nos livrar dessa “quentura” é que buscamos formas de nos mantermos confortáveis e, nessas situações, o maior companheiro costuma ser o bom e, ás vezes velho, ventilador.

O ventilador é, muita das vezes, a opção mais prática, simples e barata para nos salvar do calor e, é por isso, que devemos ter cuidados na hora de limpá-los, principalmente durante essa época do ano.

Mas porque isso é tão importante?

Pode afetar a sua saúde

Um ventilador sujo pode afetar a sua saúde causando problemas respiratórios, alergias e outras doenças. Mas como? Quando em funcionamento, o pó acumulado nas lâminas e nas partes internas do equipamento é jogado para o ar. Além da poeira, você estará exposto a microrganismos que se aderem ao pó, como ácaros e bactérias.

Funcionamento do aparelho

Além da saúde, um ventilador sujo também pode prejudicar o bom funcionamento do seu próprio aparelho. A poeira acumulada pode danificar as hélices e o motor do ventilador, fazendo com que ele fique mais lento ou até pare de funcionar.

Economia de energia

Quando o ventilador está sujo ele tende a fazer um esforço maior para continuar funcionando. O acúmulo e o peso da poeira fazem com que ele consuma mais energia elétrica.

Por isso, se você quer economizar, faça uma boa limpeza no seu ventilador regularmente.

E de quanto em quanto tempo eu devo limpar o ventilador?

O ideal é que a higienização ocorra duas vezes por mês. Assim, você evita os problemas de saúde e ainda prolonga a vida útil dos aparelhos.

Se essa periodicidade for muito trabalhosa para você, tente fazer a limpeza ao menos uma vez ao mês.

E como limpar o ventilador?

Primeiramente, certifique-se de que o aparelho está fora da tomada ou que a energia elétrica da casa esteja desligada para evitar possíveis acidentes.

Em seguida, se proteja utilizando luvas e máscaras para evitar contato direto com a poeira, pois, como já mencionamos acima, ela vem carregada de microrganismos prejudiciais à saúde.

Separe um pano úmido e o utilize para limpar a parte externa do ventilador; e, logo depois, retire a grade frontal para limpar as hélices com um pouco de detergente neutro e o mesmo pano umedecido.

Para as partes menores que ficam difíceis de alcançar com o pano, utilize um cotonete úmido.

Assim que terminar de limpar todas as partes, basta montar novamente o ventilador e ligá-lo para se certificar de que tudo foi colocado corretamente.

E não se esqueça sempre de ter por perto o manual do fabricante para verificar a melhor forma de abri-lo, já que isso varia de um modelo para o outro. Nunca tente remover a grade à força, uma vez que em alguns modelos elas são coladas.

Gostou das dicas? Então leia também nosso post: 4 Cuidados com o Ar-condicionado.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você acabou de adicionar este produto ao carrinho:

Olá 👋
Nós podemos ajudar você?
Powered by