Quais são os principais tipos de filtros de água?

Quais são os principais tipos de filtros de água?

Para consumirmos água hidratada, sabemos que não podemos contar apenas com a água que sai da torneira. Isso porque o sistema de tratamento de água de algumas cidades não é o mais eficaz, deixando passar bactérias e micro-organismos que podem transmitir doenças graves para a saúde. Além disso, ainda pode haver contaminação da água através do sistema de encanamento de sua casa, que pode estar sujo ou enferrujado.

Sabendo disso, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Então a melhor escolha é apostar em um filtro para beber água de qualidade e livre de impurezas. Mas quais são os tipos de filtros que você pode comprar?

Fizemos uma lista de cinco tipos de filtros descrevendo suas funcionalidades e apontando algumas vantagens e desvantagens. Vamos dar uma olhada?

1. Filtro de barro

Feitos de barro ou de cerâmica, os filtros funcionam por gravidade, com a água passando de um recipiente para o outro. Um ponto positivo do filtro de barro é o preço, que é acessível, porém ele não consegue eliminar completamente as bactérias.

Para sua manutenção é importante verificá-lo semanalmente. O certo é estar trocando constantemente a vela do filtro sempre que estiver suja para que ela não contamine a água.

2. Purificador

Os aparelhos purificadores funcionam acoplados à torneira ou ao encanamento. Possuem uma bomba capaz de dar pressão à água e que, combinada a outros elementos filtrantes, barram pequenas partículas.

Suas vantagens são sua longa durabilidade e eliminam o cloro e outras bactérias que os filtros não conseguem. Eles são recomendados para locais em que o sistema de tratamento de água é defasado.

Leia mais sobre os purificadores e sua manutenção nesse post!

3. Ozonizador

Os ozonizadores purificam a água com o gás ozônio, e este é um ótimo método. O ozônio é um potente antisséptico, purificando o ar, a água e determinadas superfícies.

Ele funciona diretamente nos reservatórios ou copos. O ozonizador atua por um determinado tempo e purifica a água, melhorando a sua qualidade, sem alterar qualquer propriedade da mesma.

4. Filtro de pressão/torneira

Esse tipo de filtro de água geralmente é um produto mais simples e é instalado na torneira ou na parede. Tem preço mais acessível quando comparado com os purificadores de água.

A filtração tem que ocorrer naturalmente. Quando se abre o registro, a pressão da água acaba empurrando as sujidades para a frente, que, eventualmente, acabam passando e contaminando a água.

5. Filtro central

Esse filtro tem a função de filtrar toda a água da casa. “Deve ser instalado após o hidrômetro (relógio da água) ou antes da caixa d’água”.

Seus benefícios são: conservar a caixa d’água limpa, proteger as máquinas (equipamentos da casa que utilizam água), não deixar entupir o chuveiro, entre outros.


Veja Também:

Purificadores que nós vendemos:

https://www.icefiltros.com.br/categoria/purificadores/produto-purificadores/

 

Compartilhe esta postagem

Comments (6)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você acabou de adicionar este produto ao carrinho:

Olá 👋
Nós podemos ajudar você?
Powered by